domingo, 18 de outubro de 2009

Idanha-a-Nova - Monsanto 18 de Outubro 09

Grande fim de semana e como rescaldo não poderei só falar no dia da maratona mas sim desde a saída de Barcarena "o Nuno", passando por Alfragide "Eu/ Pedro" e como ultima escala de recolha Sacavém para "recolher" o Adalberto e o Osório......

Antes de mais terei de agradecer á minha cara metade pela cedência da sua viatura para nos transportar até á Zona Raiana......

Saída por volta das 15h15m, tarde de calor, boa disposição e vontade de passarmos mais um fim de semana no meio do BTT..... numa das zonas mais espetaculares que temos no nosso país....(Zona já antes explorada a 9 de Maio até ZARZA)...

Viagem calma com uma escala em Santarém para repor os níveis de cafeína.... chegada por volta das 18h25m..... com o Rodolfo e o Hélder já em terreno Raiano..... Após um "Olá" ao Rodolfo e ao Hélder fomos até á POUSADA da JUVENTUDE colocar as malas e verifica as condições logísticas para pernoitar.....primeira avaliação....4****.

Saída rápida para visitar esta bela localidade e mostrar ao Nuno a famosa Calçada....... recolhemos o Rodolfo e o Hélder e aí fomos... á Calçada.... e depois chegamos á conclusão que seria interessante ir ver as marcações de Monsanto.... (abençoada hora).....

Após a visita analítica e estratégica para o dia "D" voltamos a Idanha com o Osório já a desfalecer de fraqueza........

Primeiro levantar os dorsais, depois jantar (aqui só ficamos os 4 da origem)

Como o conhecimento da região não era aprofundado jantamos no bem conhecido Espanhol (local já escolhido em Maio)... jantar agradável convívio excelente e a continuação da boa disposição...... agora toca a começar a preparar os pequenos detalhes para o dia seguinte e aí fomos até á Pousada colocar os Dorsais nas BICLAS....

Após todas tarefas fomos passear e ajudar a remoer o jantar para que a noite fosse de descanso....... Recolha aos quartos 00h20m

Noite calma com um dormir acelerado e o ressonar de alguns a incomodar descanso de passarinho de outros....

Alvorada no quarto 206 ás 7h00 com o sino da Torre da Igreja...... vamos a isso que a malta está cheia de vontade....... pequeno almoço tomado, viatura de transporte colocada junto da zona dos banhos e vamos lá até á partida....

Inicio ligeiramente atrasado. O Nuno decidiu ir fazer a meia-maratona, e os restante fazer a Maratona.... bom ritmo, muito, muito e muito pó... pois a seca está aí e em grande escala, trilhos fantásticos, paisagens fenomenais e abastecimentos em grande qualidade e quantidade....

Falando da minha pessoa posso dizer que o receio era bastante grande pois o treino não tinha sido muito e o estado anímico também não estava em alta.... até ao 58 km..... tudo correu na perfeição junto com o Adalberto o percurso foi feito com alguma rapidez e com o deliciar das paisagens e respectivos trilhos.... a subida para o Monsanto inesquecivel.... mesmo inesquecivel.... pois a calçada Romana dura e com um grande grau de dificuldade técnica, após a entrada no alcatrão a subida foi toda feita com uma enorme satisfação tendo em conta a dificuldade e a superação da mesma..... boa Adalberto.... fomos imbatíveis.......

Grande passagem esta por Monsanto, sem palavras e com uma grande emoção..... gostei, adorei...... a descida seguinte dura e também um grande nível de dificuldade..... pensei eu prova superada chegada em glória..... no entanto e após um bom ritmo acelerado...... a quebra física por volta dos 58 km.... e aí começou o sofrimento, pois a subida da barragem até Idanha não deixa que que a recuperação fosse feita e as pernas já estavam com dores/ cambreas.... e sem força.....
mas mesmo assim chegada e essa também de grande nível..... no palco logo com a classificação disponível....

Para terminar e em nome dos PóTrillhos agradeço a companhia fantástica e sempre bem disposta do Adalberto e do Osório pois por certo sem eles o fim de semana não tinha sido tão fantástico.......