quinta-feira, 17 de junho de 2010

Porto_ Santiago 10 a 13 de Junho 2010


Em tudo na vida devemos ter um objectivo, eu no BTT quando me propôs a desenvolver um pouco mais este gosto, não sabia o que encontraria nem quem conheceria, acima de tudo queria praticar desporto e dar umas voltas pelos “montes”
Estes quatro dias foram a prova mais que provada que isto é verdade e que isto do BTT nos vai surpreendendo.
Lá para os meados de Fevereiro o meu amigo Adalberto convida-me para fazer uma aventura de 3 dias…Porto – Santiago com a malta dos BTTORANJE….sem muito pensar disse logo que sim, sem que esta aventura estivesse nas prioridades de 2010…mas como o convite vinha do Adalberto e também da companhia sempre prestável e agradável do Osório e do Candido, vamos lá a isso…
Para falar bem verdade só uma semana antes é que interiorizei o que realmente ia fazer e o que tinha de preparar….como o desconhecimento era grande troquei umas pequenas impressões com o já experiente Paulo Osório…Jersey para um lado..botas para o outro e mala feita….
Qt a preparo físico…deixa-la!!!! pois tudo se resolve, afinal vou com muitos companheiros com verdadeiro espírito militar e por certo que se eu necessitar estes não me deixaram pelo caminho..lolololololo
Como grande desilusão neste processo inicial foi sem duvida a desistência do Adalberto….que por motivos extra BTT se viu obrigado a não comparecer na hora do “toca a reunir….”.

1º Dia - Lisboa => Porto
Ponto intermédio de encontro na rotunda centro sul em Almada ás 9h15m, depois disso toca a acelerar até á BykeMania pois todos os restantes elementos lá se encontravam…
Após uma longa e dedicada arrumação de bicicletas e as malas dentro da camioneta eis que o Sr. Afonso, dá inicio á peregrinação (pois o espírito iniciou logo no autocarro)…
Como primeira impressão deu logo para ver que o espírito estava presente e que o ambiente não poderia ser melhor..
Almoço no Rui dos Leitões em Coimbra para matar o bicho que já incomodava alguns de nós…refeição excelente e um grande bem-haja á grande comparticipação dos BTTORANJE na despesa final.
Chegada á Pousada da Juventude no Porto por voltas das 17h30m, após uma rápida arrumação dos haveres passeio de desentorpecimento das penas para o que havia de vir….
2º Dia – Porto => Ponte de Lima
Após a alvorada e o verdadeiro entusiasmo inicial, as primeiras pedaladas ás 8h30m em direcção á Sé….passeio de adaptação ribeirinho junto ao Douro para inspirar…chegada á Sé com um pequeno percalço logo aí resolvido (o pedal do Rick….tinha demonstrado algum desagrado na aventura)…
Carimbo inicial na Sé e aí sim iniciávamos a verdadeira aventura…..passados alguns instantes não é que o pedal não estava mesmo para estas andanças!!!! E aí toca a realizar a substituição para um de plantaforma…..(reparação e montagem 1h10m)…..
Contra este tipo de contratempos existem argumentos muito antigos….”Maus inícios bons fins”..
A passagem pelo Porto, Padrão de Moreira foi feita sempre em estrada e com algum perigo á mistura pois quem anda de carro por vezes não percebe o que são ciclistas……depois da zona urbana e densa inicio da natureza intervalada por localidades pequenas mas nada pequenas em beleza….S. Pedro de Rates com a sua igreja bem conservada e de uma beleza apurada….chegada a Ponte de Lima a uma velocidade acentuada pela responsabilidade da única representante feminina que ao tentar chegar á cabeça do pelotão originou um puro desafio entre elementos com velocidades a chegarem aos 35km/h, para quem já tinha 90km nas pernas não é nada mau…..chegada á Pousada da Juventude ás 17h30m
Resumo: 96,92km > Média 15,8 Km/h > a pedalar 5h58m > Altimetria +/- 1095 mt

3º Dia – Ponte de Lima => Pontevedra
Pequeno almoço servido em doses limitadas (saquinho individual) a relembrar a chamada “ração de combate” a adivinhar o que vinha por aí…inicio ás 8h40m..manhã fresca óptima para pedalar e segundo relatos este seria o dia mais “durinho”….este dia sim um verdadeiro dia de BTT, Singles Tracks excelentes…lama qb, paisagens, ui, ui, ui sem lá nem sem como descrever…e chegada á tão famosa Serra da Labruja…aí sim á que dar ao pedal e colocar força nas pernas…até que existem zonas que não dá mesmo ir em cima dela e a solução é coloca-la em cima de nós pois o puxar/ empurrar não era a melhor solução..aí sim um verdadeiro espírito com os grandes companheiros Candido e Osório aonde o divertimento e a boa disposição reinaram…..final da subida a colocação de umas quantas pedras a maçar a nossa passagem e inicio da descida…ai, ai, ai….não sei o porque mas é mais neste tipo de inclinação que a minha Scalpel se sente mais á vontade…….chegada a Valença por volta das 12h45m e toca a almoçar pois o bichinho já estava a atacar…após uma hora de recuperação toca a pedalar pois a média estava baixa e o Candido não tinha as luzes….passagem do rio Minho até Tui…aí iniciava a nossa aventura em terras de “nuestros hermanos”, a partir daqui a sinalética muda e a “Vieira” impera na sinalização…passagem por Porriño, Redondela, aonde o apetite começou a iniciar a sua aparição….será que todas as reservas já tinham ido? Por certo, apesar de alguns elementos da aventura controlarem a quantidade dos alimentos ingeridos por mim a minha vontade imperou e hoje posso afirmar que sem duvida a alimentação e os líquidos ingeridos foram uma grande ajuda para superar as pequenas grandes dificuldades….a passagem de um rio/ riacho com os pés molhados serviu para separar os 5 verdadeiros Peregrinos dos outros…… e chegada a Pontevedra por volta das 19 horas….após um óptimo banho nada como um grande Rodízio para recompor as forças…..que bem que soube……
Resumo: 96,08Km > Média 13,3km/h > a pedalar 7h12m > Altimetria +/- 1405 mt
3º Dia Pontevedra => Santiago de Compostela…

Inicio algo atribulado com a descoordenação do pequeno almoço na hotel..nada que a vontade de seguir não fizesse rapidamente esquecer….

Inicio muito rolante em piso de terra batida e com uma média bastante aceitável para o espírito da aventura, as paisagem continuavam a deslumbrar as pequenas aldeias belas e com umas características semelhantes á nossa bela região do Minho….
A +/- 5 km de Santiago e após uma subida íngreme avistasse a tão desejada Catedral….aí já se dá como tudo vencido e ultrapassado com bastante prazer e esforço….
A 1km da Catedral toca a reunir as tropas pois a chegada terá de ser toda em conjunto e assim foi, entrada nas ruas estreitas cheias de peregrinos e visitantes aonde o bater das palmas ao nosso grupo foi arrepiante a acima de tudo gratificante…..
Após a chegada o arrepio e a mistura de sentimentos pois se a satisfação por estar a conseguir concluir o objectivo proposto, existe também já uma grande nostalgia por estar a terminar…porquê? Por tudo o que vi, por tudo o que aprendi e por todos os elementos que partilharam estes dias comigo e que me ajudaram a ultrapassar alguns momentos difíceis a nível físico e mecânico…..

Resumo: 67,47Km > Média 14,2km/h > a pedalar 4h43m > Altimetria +/- 855mt.

Partida de Santiago com destino até casa com uma paragem em Ponte de Lima para o ultimo jantar em grupo..chegada a casa ás 2h10m…..

Para terminar não posso deixar de agradecer a todos os elementos do Núcleo BTT Orange que com grande mestria conseguiram colocar de pé esta grande organização, no entanto e sem que os outros tenham sido menos importantes quero realçar o grande companheiro Candido, o presidente Vitor Silva, Rui Mira (mecânico oficial e representante da Byke Mania….) e ao Paulo Osório habitué destas andanças comigo….

Após este grande texto, termino com a grande sensação que não descrevi 1/5 daquilo que vi, nem as fotos que anexo chegam para concluir mas sim só para complementar…por isso aconselho a todos os amantes deste desporto….vão pois só indo é que se consegue perceber o que se sente…

Um abraço a todos os amigos do BTTOrange e até 2011 para a “Algarviana”…

Fotos em:
http://picasaweb.google.com/113838865660714088368/100610CaminhoDeSantiago1013Jun2010#slideshow/5484220306730411682

Tracks em:
http://www.gpsies.com/mapUser.do?username=potrilhosbtt&referrer=trackList

Pedro Miguel Almeida
(Paranhos)

Sem comentários:

Enviar um comentário